Os óleos usados nos transformadores contam com uma série de características que nos mostram os benefícios de realizar a filtragem de óleo de transformadores com regularidade. Sabe-se que o óleo, para manter sua total qualidade, deve estar completamente livre de umidade, contaminantes que podem ser encontrados no óleo ao decorrer do tempo de trabalho, como ácido e enxofre. Além disso, é necessário que possua níveis baixos de viscosidade, ponto baixo de fluidez, grande capacidade dielétrica e de fulgor, e que seja resistente à elementos oxidantes e aparecimento de borras.
A filtragem de óleo de transformadores é o único processo capaz de garantir que essas exigências sejam atendidas e o trabalho continue sendo feito com qualidade. O procedimento remove toda a umidade e as partículas sólidas que estão contaminando o óleo, assim, mantendo alta a sua rigidez dielétrica, o que aumenta também sua resistência à passagem de correntes, fazendo crescer a vida útil do óleo e, consequentemente, dos equipamentos que o utilizam.
A filtragem também é muito utilizada para remover o calor da parte interna de equipamentos, evitando que seja causada uma degradação térmica de todo o material que realiza o isolamento. Ou seja, sem a filtragem de óleo de transformadores, o óleo ficaria poluído e não poderia realizar esta função.