A manutenção dos disjuntores de média tensão é um processo que garante a segurança, eficácia e vida útil do equipamento, preservando também a vida das pessoas presentes naquele ambiente.

A função do disjuntor é seccionar o circuito elétrico, no momento em que um evento anormal, capaz de ocasionar uma grandeza elétrica superior à que é suportada pelo circuito no qual o disjuntor se encontra.

Em outras palavras, isso evita curto circuito ou até mesmo a queima de aparelhos plugados na corrente elétrica do local.

Devido à sua finalidade, a manutenção de disjuntores de média tensão pode ser preventiva ou corretiva, conforme a necessidade do dispositivo. A manutenção preventiva, presente em diversos segmentos, serve para evitar as falhas dos equipamentos por meio da verificação de sua estrutura e desempenho, para que se possa realizar consertos, lubrificações e troca de peças.

Logo, a manutenção preventiva realizada nos períodos corretos determinados pelo fabricante evita a manutenção corretiva, uma vez que ela aumenta a vida útil do disjuntor e reduz o risco de problemas.

A manutenção corretiva em disjuntores de média tensão deve ser realizada cuidadosamente, a fim de corrigir os problemas de forma efetiva e segura, garantindo o bom funcionamento do equipamento.

Claro que, para que se faça uma manutenção adequada, o ideal é procurar uma empresa séria, que tem nome no mercado e profissionais capacitados para este tipo de serviço, de modo que garanta a segurança de todos os envolvidos.

A WATT-SP Engenharia Elétrica é uma das melhores empresas do segmento de energia, atendendo diversos clientes espalhados pelo estado de São Paulo.

Neste post, você saberá um pouco mais sobre como é feita a manutenção dos disjuntores de média tensão, por que sua empresa deve realizar este procedimento e os motivos de contratar a WATT-SP Engenharia Elétrica.

Fique conosco até o final deste post!

 

Manutenção dos disjuntores de média tensão: características

Conforme mencionamos acima, a manutenção preventiva dos disjuntores de média tensão deve ser realizada por uma empresa especializada e com nome no mercado. Além disso, recomenda-se cautela na execução, para que se possa corrigir os problemas de forma efetiva e segura, através destes profissionais capacitados.

A manutenção dos disjuntores de média tensão possui as seguintes características e vantagens:

  • Prolongamento da segurança do dispositivo
  • Maior eficiência na diminuição de riscos e falhas nos disjuntores
  • Atividades diversas, como a apuração da estrutura e performance do equipamento, realizando lubrificação, testes funcionais e limpeza
  • Maior economia na manutenção preventiva em disjuntores de média tensão com substituição de peças, em caso de necessidade.

 

Procedimentos da manutenção dos disjuntores de média tensão

Veja abaixo os procedimentos da manutenção dos disjuntores de média tensão, realizada pela WATT-SP:

  • Primeiro, é realizada uma limpeza geral no equipamento, possibilitando assim, que o técnico trabalhe com mais facilidade, sem precisar ficar parando constantemente para remover sujeiras que estão atrapalhando a continuação de sua tarefa
  • Depois disso, é feita a desmontagem completa de todos os mecanismos e polos do equipamento, para que seja garantida a segurança do técnico, enquanto ele realiza a manutenção de disjuntores de média tensão
  • O técnico avaliará as condições dos contatos – que podem ser fixos ou móveis – que ficam na parte interna dos disjuntores, fazendo sua restauração, ou, caso seja necessário, a substituição. Além disso, esses contatos também podem passar por processos de prateação
  • Durante a manutenção de disjuntores de média tensão, as juntas de vedação que ficam presentes nos polos dos disjuntores são completamente substituídas.
  • Após realizar todos os procedimentos de manutenção, o técnico faz a pintura eletrostática no equipamento, para aumentar sua resistência ôhmica e, depois, realiza testes para verificar se tudo está em ordem.

 

O que é um disjuntor de média tensão?

Em linhas gerais, o disjuntor é um interruptor elétrico operado automaticamente. Serve para proteger o circuito elétrico de danos causados ​​por falhas na alimentação elétrica, principalmente devido a excesso de carga ou um curto-circuito.

O disjuntor de média tensão sempre desliga quando o excesso de eletricidade chega até o equipamento. Se naquele determinado ambiente estiver instalado um disjuntor de média tensão, para restabelecer o fluxo de energia é preciso apenas ligar novamente a chave de força.

Apesar de não serem indicados para tal, os disjuntores podem ser utilizados como dispositivos de manobra em casos especiais, nestes casos, funcionando como um interruptor do circuito.

Existem seis tipos de disjuntores no mercado. São eles:

  • Disjuntores térmicos
  • Disjuntores magnéticos
  • Disjuntor termomagnético
  • Disjuntores de alta tensão
  • Disjuntores de média tensão
  • Disjuntor de baixa tensão padrão IEC

 

Manutenção de disjuntores de média tensão com a Watt-SP

Ao procurar por uma empresa que preste os serviços de manutenção corretiva ou preventiva é necessário atentar-se a alguns pontos como o registro dos profissionais envolvidos, às condições de pagamento e, principalmente, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

 

A WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA é reconhecida por sua competência e comprometimento em oferecer sempre as melhores soluções em engenharia elétrica do mercado.

Com profissionais qualificados, registrados junto ao CREA-SP, a WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA atende todas as regiões do estado de São Paulo com objetivo de atender todos os clientes com prontidão e eficiência.

 

Se interessou? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.

Ligue para (11) 2082-2355 ou clique aqui e entre em contato por email.


Os comentários estão desativados.