A inspeção termográfica em sistemas elétricos é caracterizada como um ensaio não-destrutivo, cuja finalidade é a garantia de que todos os componentes elétricos que fazem parte de uma planta fabril estejam em conformidade com as suas respectivas normas técnicas.
Os componentes elétricos de uma planta fabril geralmente são compostos por:
- Subestações
- Painéis Elétricos
- Motores Elétricos
- Transformadores de Alta e Média Tensão
- Disjuntores de Alta, Média e Baixa Tensão
De forma resumida, trata-se de um procedimento de manutenção preventiva. Sendo assim, deve ser realizado com o objetivo de evitar que o problema ocorra e não após a ocorrência de curtos circuitos ou mau funcionamento.
O significado da termografia faz relação com a medida e registro de temperatura. Através deste procedimento, é possível identificar se existe algum componente de um sistema elétrico operando em temperaturas mais altas do que o comum.
Isso acontece porque um dos maiores indícios de falhas elétricas ou de sobrecarga nas fábricas e indústrias tem a ver com o aumento exagerado de temperatura.
Na busca constante de eficiência energética do mundo moderno, muitas indústrias e fábricas de diferentes portes buscam alternativas para aumentar a sua produtividade, minimizando os custos de manutenção corretiva.
Esta última, no caso, é quando o aparelho não funciona mais, sob hipótese alguma, tendo que ser substituído por um novo. E, como se sabe, comprar equipamentos novos, ainda que no estado da arte da engenharia, custa muito caro.
Por isso, a termografia tornou-se uma solução viável para muitas empresas, com uma procura muito grande.
Deve-se saber que as subestações de alta tensão, cabines primárias de média tensão e sistemas elétricos de alta tensão necessitam de avaliações periódicas, com o intuito de evitar paradas não programadas para manutenções corretivas emergenciais.
Continue conosco neste post para saber mais sobre inspeção termográfica e como contratar este serviço pela Watt SP Engenharia Elétrica!
Inspeção termográfica em sistemas elétricos: como funciona?
A inspeção termográfica em sistemas elétricos permite que se façam conclusões precisas, sem que haja a necessidade de tirar o sistema de operação ou desligá-lo. Os aparelhos de inspeção termográfica são sensíveis à radiação infravermelha, conhecidos como termovisores e radiômetros.
Estes aparelhos conseguem revelar, através de diferentes cores, quais são os pontos que estão com excesso de calor. O funcionamento é como se fosse uma máquina fotográfica.
A partir disso, a empresa responsável pela inspeção termográficas de instalações elétricas pode ir diretamente à fonte do problema e realizar reparos, substituição de peças, entre outros serviços.
Assim, a inspeção termográfica em sistemas elétricos permite economia significativa, uma vez que este procedimento de manutenção preventiva antecipa possíveis problemas, prolongando a vida útil dos aparelhos.
Com isso, os investimentos a serem realizados nestes aparelhos são muito menores, ao compararmos com os equipamentos que apresentam falhas e interrupções no fornecimento de energia.
Por fim, a inspeção termográfica de instalações elétricas facilita a análise de vários equipamentos numa faixa de tempo muito menor.
Quais são os termovisores disponíveis no mercado?
Veja abaixo uma pequena lista com os principais termovisores disponíveis no mercado e que são utilizados durante o procedimento de inspeção termográfica.
- Testo 865: O termovisor Testo 865 é referência em qualidade de imagem, com resolução IR de 160 x 120 pixels, via tecnologia Testo Super Resolution. Visualiza diferenças de temperatura de 0,12 °C, além de possuir detecção automática de pontos quentes e frios.
- Testo 868: O termovisor Testo 868 conta com o App termografia Testo gratuito, que permite a elaboração e envio de relatórios no local, bem como salvá-los online. Conta ainda, com câmera digital integrada, entre outras funções inovadoras, como Assistente de Escala Testo, para imagens térmicas comparáveis em edifícios.
- Testo 875i: Com ótima qualidade de imagem e resolução do detector de 160 × 120 pixels, o termovisor Testo 875i conta com medição precisa, sensibilidade térmica < 50 mK, lente objetiva de alta qualidade 32° × 23°, foco manual e detecção automática de pontos quentes e frios. A câmera digital integrada gera imagens reais de forma paralela à imagem térmica.
- Testo 885-1: A câmera termográfica Testo 885-1, possui foco automático, super resolução 640 x 480px e modo solar.
Quais são os aspectos que a inspeção termográfica consegue detectar?
Veja abaixo os principais aspectos e vantagens da inspeção termográfica nos sistemas elétricos.
- Superaquecimentos em conexões, sistemas, cabos, transformadores e motores
- Não precisa de contato físico entre o profissional e o equipamento averiguado
- Garante manutenção preditiva
- Minimiza os custos operacionais da organização, pois evita perdas e danos inesperados
- Não exige o desligamento dos equipamentos e sistemas inspecionados
- Fornece segurança ao colaborador que realiza a inspeção termográfica
- Geração de dados confiáveis
- Execução em curto espaço de tempo
- Diminuição dos custos com manutenção elétrica
- Evita o consumo excessivo de energia
- Impede incêndios
- Aumenta a segurança e a durabilidade dos equipamentos.
Quais são as normas técnicas para inspeção termográfica?
Os serviços de manutenção prestado por empresas de energia devem ser pautados por normas técnicas específicas desenvolvidas e publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Em resumo, essas normas garantem o bom funcionamento e condições ideais para todo e qualquer tipo de equipamento elétrico, garantindo a segurança das empresas e indústrias.
No caso da inspeção termográfica, temos como referência as seguintes normas técnicas:
- NBR 15424/2016: Ensaios não destrutivos – Termografia – Terminologia.
- NBR 15763/2009: Ensaios não destrutivos – Termografia – Critérios de definição de periodicidade de inspeção em sistemas elétricos de potência.
- NBR 15866/2010: Ensaio não destrutivo — Termografia — Metodologia de avaliação de temperatura de trabalho de equipamentos em sistemas elétricos.
Inspeção termográfica em sistemas elétricos com a Watt SP Engenharia Elétrica
A Watt-SP Engenharia Elétrica dispõe de uma equipe qualificada e de equipamentos modernos para realizar serviços de inspeção, análise e manutenção de componentes elétricos de pequeno, médio ou grande porte.
A empresa preza sempre pela agilidade e integridade de seus serviços, com atendimento disponível para todo o Estado de São Paulo.
Entre em contato e peça uma cotação para um dos profissionais da WATT-SP.
Ligue para (11) 2082-2355 ou clique aqui e entre em contato por email.