Se você por acaso mora em um prédio residencial, ou até mesmo um comercial, provavelmente já deve ter presenciado um gerador de energia elétrica. Sabe como este aparelho funciona de fato?
Normalmente, estes geradores de energia funcionam à combustão ou com ímã. Sua principal função é converter este tipo de energia em energia elétrica. Nos prédios, o mais comum é o gerador a óleo diesel, que consegue alimentar o imóvel nas funções mínimas (elevador de serviço, luzes do espaço comum, portaria, etc.).
Além disso, os geradores realizam outras funções, como:
- Complementar a distribuição de energia em regiões onde há insuficiência energética
- Contribuir na redução nos gastos com energia elétrica principalmente nos horários de pico de consumo (entre 18h e 21h)
Sobre a falta de energia, o Brasil é um dos países que registra a maior incidência de raios no mundo, com mais de 75 milhões de descargas anualmente. Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que existe uma relação entre as emissões de gases do efeito estufa (assista ao vídeo).
Segundo as estatísticas, pelo menos 300 brasileiros são atingidos por raios todos os anos, com um em cada três acidentes sendo fatal. Entre 2000 e 2019, foram 110 mortes por ano em média, com o total de 2.194 óbitos no período.
Nos prédios e edifícios, a falta de energia ou apagões comprometem a rotina diária do imóvel, ou cometer sérios prejuízos financeiros (em caso de prédios comerciais ou industriais).
Por isso, todo imóvel que lida com uma grande quantidade de pessoas possui seu próprio gerador de energia. Seja um hospital, shopping center, supermercado, enfim. No caso destes estabelecimentos não possuírem um sistema de aterramento, por exemplo, existe o risco da queima de aparelhos, como elevadores, e incêndio iminente.
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre os geradores de energia disponíveis no mercado.
Gerador de energia elétrica: quais são os principais?
Existe uma variedade de geradores de energia elétrica disponíveis no mercado, cada um com captação de energia distintas. O objetivo final, porém, é a conversão de um tipo de energia para a energia elétrica, a fim de alimentar o estabelecimento que está sem luz.
Veja abaixo os tipos de geradores de energia existentes:
Gerador Mecânico
Este tipo de gerador usa a energia mecânica e em seguida a converte em energia elétrica, como exemplo podemos citar alternadores de carro e moto.
Gerador Térmico
O gerador térmico transforma energia térmica em energia elétrica, como exemplo temos as turbinas.
Gerador Químico
Não menos comum do que os demais, este gerador transforma energia química em energia elétrica, exemplos de geradores químicos são as pilhas e baterias.
Gerador Luminoso
Este gerador utiliza fontes de energia luminosa e a transforma em elétrica. Exemplo: placas solares industriais e residenciais. No Brasil, é comum o uso deste tipo de gerador nas casas residenciais, em especial para o aquecimento da água dos chuveiros.
Porém, existem casas que são 100% alimentadas por energia solar, e que recebem inclusive incentivos fiscais do governo para instalação.
Gerador Eólico
Mais comum em países da Europa, este tipo de gerador utiliza energia eólica transformando-a em energia elétrica. Como exemplos temos os aerogeradores.
Geradores à combustão: os três principais
Listamos agora os três principais geradores de energia à combustão, que são utilizados em diversos empreendimentos. São eles, respectivamente: à gasolina, diesel e gás.
Gerador à gasolina
Os geradores a gasolina são pequenos maquinários que geralmente são aplicados para geração esporádica de energia elétrica em casas, apartamentos e comércios. Uma das vantagens do gerador a gasolina é que este equipamento produz um menor nível de ruídos durante o seu funcionamento.
Entretanto, este tipo de gerador é recomendado apenas para casos de queda de energia, uma vez que sua combustão é tóxica e letal em ambientes fechados.
A desvantagem está no custo do insumo, que se utilizado além do necessário, pode prejudicar o fluxo de caixa do prédio ou estabelecimento.
Gerador à diesel
O gerador a diesel é o mais utilizado nos prédios e estabelecimentos, devido à sua potência e consumo.
Isso porque este aparelho apresenta menor consumo por hora e otimiza seu rendimento.
O custo do diesel, considerando consumo, é bem menor do que a gasolina, o que torna bastante atrativo. Por outro lado, a manutenção do motor é mais cara, pois possui carburador e velas.
Gerador à gás
O gerador de gás é bastante utilizado no agronegócio e na indústria de commodities.
A principal vantagem deste gerador é a possibilidade de gerar energia térmica alternativa, o que acaba sendo mais econômico, além de contribuir com a natureza com a redução no uso de combustíveis fósseis, como a gasolina e diesel, por exemplo.
A utilização do gerador a gás traz diversas vantagens às indústrias que preferem utilizar este tipo de gerador.
Regime de stand-by dos geradores
Os geradores elétricos funcionam em regime de stand-by, ou seja, no momento que acaba a energia daquele empreendimento, eles são acionados para alimentar as áreas cruciais.
Tecnicamente, quando existe uma falha no fornecimento de energia, um relé auxiliar é acionado, ligando então este gerador de energia elétrica. O quadro comanda todo o “chaveamento” do sistema, ligando e desligando as redes conforme a necessidade do edifício.
Quando houver uma falha no fornecimento de energia, o quadro desativa a ligação com a companhia para que o gerador não energize a mesma e possa ocasionar um acidente.
Assim, quando a luz é “restaurada”, ou seja, o edifício volta a receber energia da distribuidora externa, o painel ainda aguarda um tempo pré-programado de restabelecimento da tensão para desligar automaticamente o gerador.
Empresa de Engenharia Elétrica em SP tem nome: Watt-SP
A WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA é reconhecida por sua competência e comprometimento em oferecer sempre as melhores soluções em engenharia elétrica do mercado.
Com profissionais qualificados, registrados junto ao CREA-SP, a WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA atende todas as regiões do estado de São Paulo com objetivo de atender todos os clientes com prontidão e eficiência.
Se interessou? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.
Ligue para (11) 2082-2355 ou clique aqui e entre em contato por email.