Economizar energia na sua empresa beneficia o seu fluxo de caixa, sobrando dinheiro para realizar investimentos em pessoal, equipamentos e até mesmo remanejo dos salários e benefícios dos colaboradores. Mas como alcançar este objetivo?

A energia, que é um dos ativos cruciais que influi diretamente no custo de produção de qualquer empresa, deve ser utilizada de maneira inteligente: desde a instalação de cabines primárias de qualidade, iluminação em LED, fiação robusta e de qualidade, dentre outros equipamentos em bom estado operacional.

Conforme noticiado, o Brasil vive o seu pior período de seca em quase 1 século. Isso acarreta na redução expressiva dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Centro-Oeste, consideradas fontes de 70% de todo abastecimento energético hidráulico no País.

Com isso, o governo federal teve que desenvolver uma nova bandeira tarifária, chamada de “escassez hídrica”, que é ainda mais grave e cara do que a “vermelha 2”, custando R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Ou seja, é mais do que justo, tanto para o consumidor residencial como o comercial, arranjar maneiras práticas de economizar energia no seu estabelecimento. A indústria em especial, uma vez que consome grandes quantidades de kWh devido aos seus equipamentos.

Por isso, é preciso encarar este desafio de forma analítica, com algumas perguntas-chave:

  • O consumo de energia na minha empresa pode ser reduzido?
  • Esse gasto é eficiente e consciente?
  • É possível direcionar esses recursos para investimentos mais importantes dentro da companhia?
  • Terei a ajuda de meus colaboradores nessa?

 

Apesar de ser um cuidado exclusivamente do setor financeiro, é interessante colocar em prática ações que contribuem para a redução do consumo, ainda mais quando a palavra de ordem no mundo corporativo moderno atende por sustentabilidade.

Por isso, preparamos este artigo que contém 5 formas de economizar energia dentro da sua empresa, independente do porte e segmento em que ela atua.

Vamos lá!

Como economizar energia na sua empresa: 5 formas

Sem mais delongas, vamos elencar aqui as 5 formas de economizar energia dentro da sua empresa.

Troque aparelhos e equipamentos antigos

Existe um fato que é inegável: aparelhos e equipamentos antigos, por possuírem tecnologia defasada, consomem muito mais. Um exemplo prático está nos ar condicionados: enquanto os modelos antigos causam aumento de 100 reais na conta de luz, um aparelho modelo split inverter ocasiona um acréscimo de apenas 30 reais, se utilizado todos os dias.

Por isso, procure trocar os equipamentos de sua empresa – sejam computadores ou maquinários – por mais modernos. Afinal, eles são produzidos justamente para buscar mais eficiência e economia.

Ainda que este investimento demore alguns meses para ser quitado, sem dúvidas trará ganhos em produtividade e eficiência energética. Não há nada pior do que uma empresa que espera seus equipamentos quebrarem para aí sim fazer as trocas.

Evite a fuga de energia

A fuga de energia é um problema recorrente nas instalações elétricas brasileiras. Curiosamente, poucos profissionais e empresas de energia conseguem identificá-la, ou até mesmo encontrar uma solução eficiente.

Basicamente, a fuga de energia está relacionada aos equipamentos que foram mal instalados, ou fiações com pouco ou nenhum isolamento. Isso pode abranger tanto cabos desencapados, que estão expostos ao ambiente, quanto os centros de medição e cabines primárias.

Estes equipamentos são responsáveis pela distribuição de energia elétrica das concessionárias para toda a empresa.

Estes tipos de falhas ocasionam a fuga de energia, uma espécie de vazamento que compromete a performance do equipamento e do aproveitamento da energia, ocasionando prejuízos irreversíveis, além de aumentar o risco de acidentes.

Faça de manutenção nas instalações, em especial as mais antigas

Instalações antigas exigem um nível de manutenção elevado, uma vez que os aparelhos tendem a consumir mais energia.

Os problemas mais comuns nas instalações antigas estão relacionados à fiação interna, cabos ou tomadas danificadas, fuga de energia, entre outros.

Logo, é importante que seja feita a manutenção preventiva pelo menos a cada seis meses, identificando problemas que podem comprometer a instalação. Este serviço deve ser realizado através da contratação de uma empresa de energia de sua confiança, que garantirá a máxima eficiência dos sistemas e máquinas de sua empresa.

Troque o sistema de iluminação por LED

As lâmpadas de LED são as mais lembradas quando o assunto é economia de energia. Afinal, ela consome 8,5 W, enquanto uma lâmpada fluorescente consome 15W. Isso resulta em uma grande diferença na conta de luz, em especial numa grande empresa.

Por isso, quando for trocar, veja os diferentes tipos de lâmpadas de LED e compre as que mais se adequam ao estilo do ambiente e da empresa.

Também convém aderir às lâmpadas de luz fria.

Reduza o consumo durante o horário de pico

Para título de conhecimento, o horário de pico energético no Brasil é entre as 18h e 21h. Neste período, muitas pessoas já estão de volta aos seus lares, e é por este motivo que a tarifa é sempre mais alta.

Portanto, se sua empresa opera neste horário, tente reduzir ao máximo o consumo de energia. Essa forma de economizar energia também pode contemplar o uso rotativo de máquinas e a concessão de intervalos aos funcionários, para que as atividades não sejam interrompidas em sua totalidade.

Contrate a Watt SP Engenharia Elétrica

Ao procurar por uma empresa que preste os serviços de manutenção corretiva ou preventiva é necessário atentar-se a alguns pontos como o registro dos profissionais envolvidos, às condições de pagamento e, principalmente, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

A WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA é reconhecida por sua competência e comprometimento em oferecer sempre as melhores soluções em engenharia elétrica do mercado.

Com profissionais qualificados, registrados junto ao CREA-SP, a WATT-SP ENGENHARIA ELÉTRICA atende todas as regiões do estado de São Paulo com objetivo de atender todos os clientes com prontidão e eficiência.

 

Se interessou? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.

Ligue para (11) 2082-2355 ou clique aqui e entre em contato por email.


Os comentários estão desativados.